Ovos e Café mais caros? Entenda os impactos da suspensão do Plano Safra

No dia 20/02/2025, o governo federal, por meio do ofício circular 282/2025, publicado pelo ministério da fazenda suspendeu os programas de financiamento agrícolas relacionados ao Plano Safra 2024/25.

O plano safra é um programa do governo que tem o intuito de oferecer empréstimos para os produtores rurais, o plano oferecia taxas atrativas, de 7% a 12% para investimentos e 8% ao ano para custeio e comercialização. Essas taxas são consideradas baixas ao levar em conta que a taxa de juros atualmente se encontra em 13,25% ao ano, e com previsão de alta que beira os 15%, uma diferença que pode chegar até 8% se comparadas com as oferecidas no plano.

Nesse contexto, uma das justificativas apontadas é o atraso na votação da Lei Orçamentária deste ano, que tem previsão para ser votada após o período do carnaval, além da alta na taxa de juros que prejudicou o orçamento do governo.

Quais Seriam os impactos dessa medida? O maior deles e que afeta todos os brasileiros é a alta no preço dos alimentos, já que com a retirada desse plano governamental, os produtores rurais tem que recorrer aos empréstimos bancários, que por conseguinte são taxas maiores e atreladas a taxa de juros do mercado, o que faz com esse aumento seja repassado para o consumidor final.

Caso a lei orçamentária de 2025 seja aprovada, talvez teremos a retomada desse programa, diversos produtores rurais já demonstraram preocupações a respeito desse cenário, e em breve os impactos serão refletidos nas prateleiras dos supermercados.

O governo no dia 21/02/2025 anunciou que vai editar uma medida provisória com crédito de aproximadamente 4 bilhões para retomar o programa de financiamento, o ministro da fazenda Fernando Haddad disse que a medida não irá trazer impacto fiscal.